domingo, 26 de abril de 2009

as casas dos arquitetos I

A única construção que o mestre modernista fez para si próprio foi uma primitiva cabana de madeira, bem pequeneninha. É então com essa cabaninha do Le Corbusier que eu estreio essa seção aqui do blog, "as casas dos arquitetos". Uma gracinha, já vi numa revista até uma réplica que fizeram dela! Nesse vídeo abaixo, Jonathan Glancey (quem?) visita a original, é bem legal de ver. E fica a questão no ar... como tem arquiteto que gosta de casa pequeneninha pra ele, né? Tipo a Casa de Canoas do Nie. Eu acho que se fosse fazer uma pra mim, seria pequeneninha também. Ou média. Ou gigantona? Hhzujiaeko a!donou, uma de cada!

http://www.guardian.co.uk/artanddesign/video/2009/mar/10/le-corbusier-cabanon

sábado, 25 de abril de 2009

oma prada transformer

Projeto do Rem Koolhaas e OMA, esse pavilhão da Prada tem 20 metros de altura e quatro "faces" translúcidas, que para abrigar quatro diferentes funções - exibição de saias da Prada (Waist Down), festival de cinema co-curado pelo Alejandro Iñarritu, galeria com exibição do trabalho da artista Nathalie Djurberg e um fashion show da Prada - gira! Se utilizando de um círculo, uma cruz, um hexágono e um retângulo, eles criam diferentes ambientes para cada situação, rotacionando o pavilhão.

Adoro essa idéia, para quem pira em exposições itinerantes é legal demais! No retângulo - que é a base do festival de cinema - ele coloca uma arquibancada; no círculo - show da Prada -, patamares criando um palco. E assim constrói ambientes que atendem a necessidades específicas para cada uso. É isso aí, Remmie. Arrasou.

Fonte: archinnovations

porta retrato de gertrude stein

Ele pintou a cabeça, que se difere em estilo do corpo e das mãos, sem o modelo, testemunho do fato de que era sua visão pessoal, ao invés da realidade empírica, que guiava seu trabalho. Quando alguém comentou que Stein não parecia com seu porta retrato, Picasso respondeu: "Ela irá."

Arrepiei. Quando o cara é foda, o cara é foda. Ela vai morrer... ela irá.
Beijo na careca. E thanks para minha mãe pelo post.

Fonte:
Site oficial do The Metropolitan Museum of Art

sábado, 18 de abril de 2009

sushi: uma arte

Só depois de fazer sushi alguma vez na vida que você percebe toda a ARTE por trás desse ato. E como quis variar aqui, colocar um post relacionado à cozinha, procurei "sushi, uma arte" no Google e uh la la, encontrei cada coisa.

Primeiro um chef de cozinha expert em sushis para festas (com cara de bichos, flores, etc.), que reproduziu um quadro do Van Gogh ("Girassóis") com sushis. É. A gente não imagina o que existe de gente fazendo coisas absurdas no mundo nesse exato momento! Vejam:



O cara é re-tardado. Depois que eu vi na própria Londrina de meu Deus um quadro com ARROZ japonês, um de sushi era o mínimo que o japonês podia fazer. E aí então achei mas artes com sushi:




A japonesaiada tira uma pira, fala a verdade. Olha essas rosas com CONTORNO de ovo, as BOCHECHAS do Pikachu, quédizê. É toda uma arte. Tou pensando em lançar uma de sushis no formato de projetos arquitetônicos, começando com uma leva Niemeyer: sushis de um traço só. Imagina?

Hahahaha, clique para ampliar!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

virada cultural?

Cara, esse ano não perco por nada.

Novos Baianos
Tom Zé
Jon Lord (tecladista do Deep Purple que vai tocar com a orquestra sinfônica de SP)
Som Nosso de Cada Dia
Arrigo Barnabé
Ike Williams (vocalista do Frank Zappa)
Marcelo Camelo
Maria Rita
Super homenagem ao Raul Seixas e...

Tutti-frutti! (pra quem não sabe, antiga banda de Rita Lee pós-mutantes), que vai também reproduzir seu álbum Fruto Proibido, em comemoração ao seu aniversário (35 anos) em 2009!

Quem vai comigo?

blog da marlene


Gente, a Marlene Acayaba tem um blog! Descobri por acaso, e achei bem bacana o jeito que ela escreve.

http://marleneacayaba.blogspot.com/

terça-feira, 14 de abril de 2009

and the winner is...

Foto: Gary Ebner

PETER ZUMTHOR! O grande vencedor do Pritzker deste ano, saiu dia 12 de abril. Para quem não sabe, o Pritzker é o maior prêmio que um arquiteto pode receber por sua carreira, que dos nossos brasileiros receberam Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha. Lembro como se fosse hoje, no primeiro ano de faculdade aula do Junker de materiais de construção, ele nos mostrando a notícia de que o Paulo Mendes tinha ganhado. E a gente tipo hã, né.

O que é mais engraçado é que segunda agora, na aula de projeto, o Barnabé abriu uma a+u pra mostrar pra galera JUSTAMENTE um projeto DE QUEM? Peter Zumthor! E ainda disse: "Peter Zumthor, é óbvio que vocês conhecem, né?" E eu pensei na hora que a única coisa que eu conhecia dele era o projeto que ele tava mostrando, porque na outra aula eu tinha folheado essa mesma a+u. Um projeto muito SENSORIAL, da Capela Brother Klaus Field na Alemanha, e essas foram as palavras do professor. Agora eu, vendo sobre o PZ, vejo que essa é a essência do pensamento dele.


Peter Zumthor nasceu em 26 de abril de 1943, filho do marceneiro Oscar Zumthor, em Basel, Suíça. Atuou como marceneiro de 1958 a 1962. De 1963 a 67, estudou na Kunstgewerbeschule, Vorkurs e Fachklasse, com estudos também em design no Instituto Pratt em Nova York. (Fonte: Vitruvius)

É difícil fazer um post sobre um arquiteto, pois sempre tem tanto o que se falar dele! Como não conhecia nada do PZ, acabei lendo várias coisas que me arrepiaram os pelos do interesse pra ele! Por exemplo que o Zumthor é um dos arquitetos que segue a linha de pensamento do Heidegger! Ele também tem um manisfesto publicado (e se a Carol tem um leve fascínio por cadeiras, eu tenho um por manifestos), que se chama "Thinking Architecture" (em português, "Pensar a Arquitectura", pela GG). Li um trecho no archINFORM que achei um barato! O começo de um capítulo chamado "A way of looking at things", onde ele descreve uma maçaneta. É!

"I used to take hold of it when I went into my aunt’s garden. That door handle still seems to me like a special sign of entry into a world of different moods and smells. I remember the sound of gravel under my feet, the soft gleam of waxed oak staircase. I can hear the heavy front door closing behind me as i walk along the dark corridor and enter the kitchen (…). (1998:9)"


Bem sensorial. Bem experienced. Bem locão. É assim que me conquista hahaha (o Rem Koolhaas que o diga).

Ele tem um outro livro publicado também, chamamado "Atmospheres", que nas palavras do archINFORM é "uma janela para as fontes pessoais de inspiraÇão de Peter Zumthor". Será que vai ter na biblioteca do LAU algum desses? Tomara!


Agora falando das obras dele, eu gostei muito muito do que vi. No site oficial do Pritzker tem um link pra um .pdf que tem um apanhado de quase todas elas, onde se observa em todas uma alta tecnologia bem "CLEAN". Bem o que eu gosto. Um uso de materias variados, e isso é também muito bacana. E se tem uma grande exploração da ortogonalidade na maioria das obras, nessa que eu vi na a+u por exemplo o que ele busca é justamente o contrário. Uma exceção perto das outras, mas acho que é isso que todos devemos tentar. Uma busca na essência mesmo de um projeto específico, desconsiderando que você nunca tenha feito nada parecido antes.


Voltando ao Pritzker, ele vai acontecer pela primeira vez na ARGENTINA, dia 29 de maio. HAHAHA vamos? O PZ faturou 100 mil dólares e uma medalha de bronze e é pouco. (Fonte: Diário Digital)



Mas é isso, eu não quero me alongar muito mais nesse post. Vou deixar aqui agora vários links caso tenham se interessado e queiram fuçar mais.

Site oficial do Pritzker
Notícia no Diário Digital
Notícia no ArcoWEB
Notícia no Vitruvius
PZ no archINFORM
Galeria com mais imagens de suas obras no Danda


A-DO-REI esses vidros translúcidos! Que vontade de me derreter neles.
(Fonte das fotos: Danda)

se

se
nem
for
terra
se
trans
for
mar

Paulo Leminski


Em outros tempos, talvez nos tempos em que o próprio Leminski escreveu isso, eu interpretaria esse poeminha de uma maneira. Mas hoje, interpreto que, se nada der certo, vou pro mar me aprimorar no Photoshopen.

artistas ninjas


Hahaha, se eu fosse chutar, só trocaria o Rafael pelo Michelangelo. Agora, dos sabidos, QUEM adivinharia que além de tudo, o Rafinha era arquiteto?

"O primeiro trabalho arquitetônico conquistado por Rafael foi a posição de arquiteto da nova Basílica de São Pedro, cuja construção começou em 1506. A posição havia sido vagada pela morte de Bramante em 1514. Rafael mudou a planta de um desenho de inspiração grega para um design longitudinal. Contudo este projeto foi modificado novamente após sua morte. Dois anos depois ele projetou as linhas da importante Villa Madama em Roma. Em 1515 ele foi nomeado uma espécie de supervisor paras as pesquisas arqueológicas romanas, desenhando um mapa arqueológico da cidade."

Fonte: Wikipédia

E o Michelangelo? Também! E o Leonardo a galera já imagina, né? E, não, o Donatello não... o único que não. Chiuf.

Pá! [MUITO] Mais ninja que artista

segunda-feira, 6 de abril de 2009

que boston!

Quando alguém vier pra mim desabafar sobre um amor perdido, que não tem mais volta, me falar eu preciso do amor dele, eu quero ele de qualquer maneira, preciso do amor dele, não consigo evitar esse sentimento voltando todos os dias, eu vou falar: Que Boston, meu.

Tocou na AccuRadio aqui agora Boston, e simplesmente TODAS as letras de música que li deles é sobre isso, amor não correspondido. Que é uma Boston, afinal, né verdade? E o ato de se queixar é Boston (banda) pra burro! Eta tristeza na vida desse letrista, tadinho. Mas pelo menos serviu como inspiração pra um monte de composições... então no fim das contas, pondo na balança, o Boston saiu no lucro! Acho que nada te dá mais inspiração do que algo que você não tem, viu.

era uma vez uma foto...

...linda! Modéstia parte, a foto é lin-da. Modéstia parte o caralho né, porque não fui eu que tirei hahahaha, mas é que o lugar ERA lindo. Exposição de 2008 dos Jardins de Métis, no Canadá, e esse jardim chamava "Soundfield". Você podia votar no jardim que gostou mais, e não votei nesse. Aliás, esse era um dos mais palhas. Eu votei no "Réflexions Colorées", que era um tesãozinho. Um dia eu (ou alguma alma viva que compartilha comigo esse blog) escrevo um post sobre os jardins e aí coloco mais fotos, porque o post de hoje não é para ser cultural. Ao invés de NY Times, ele vai ser Vanity Fair. É! O post de hoje é ensinando como conquistar uma amiga em 7 atos ou 212 dias, especialmente pra Lígi. Mandei no scrapbook dela, mas ficou tão bom e cheio de conteúdo que eu resolvi "tornar isso público"!

Então era uma vez essa foto linda que eu coloquei no meu orkut e que rendeu VÁRIOS comentários. É tipo minha foto top em comentários do orkut, com absurdos 22 comentários. Lígi, a grande responsável por quase metade deles, foi a grande amiga conquistada. Experimentem com moderação!

Como conquistar uma amiga em 7 atos ou 212 dias:


1. pegue pesado sem perceber, e receba desaprovações "contidas"

21/08/2008 Lígia: VAAAAAAAAAAAAALEEEEEEEEEEEEEEEEEUUUUU LOUISA! suafiadaputa!

2. não entenda a gravidade do problema, e comece a perceber que ela tá incomodada mesmo

23/08/2008 Lígia: louisa meu bem, eu qro q o fundo dessa foto se exploda hahahahhaa

3. meio cabreira em ter dado mancada, não se manifeste. receberá um lembrete do tamanho incômodo

03/10/2008 Lígia: eu gostaria de lembrar, q eu continuo odiando essa foto... tipo MUITO

4. contraponha e receba SÉRIAS ameaças. nesse ponto vc acha que a amizade foi pro buraco

07/03/2009
Lígia: todo vez q eu olho essa foto, por um momento eu me pergunto pq mesmo eu sou sua amiga!

5. matenha a posição, forme um time de elogios. continue preparada para as ameaças

09/03/2009 Lígia: eu vou mandar um hacker invadir essa merda desse orkut

6. não conseguindo dar um basta na situação dê uma de durona. agora ela se fará de vítima

25/03/2009 Lígia: vc não tem coração

7. coração mole que é, se ofereça enfim, 7 meses depois, a tirar a foto. psicologia inversa, darling

02/04/2009 Lígia: mantenha. Já peguei amor

HAHAHAHA SUCESSO! Agora, óvbiamente não podia faltar a foto né? Beijo pra Lígia e Queijo pro resto! HAHAHA yes!